Saúde

Saúde pede à Conitec a entrada das canetas emagrecedoras no SUS; ainda não há decisão

Distribuição de agonistas de GLP-1 depende de estudo em andamento em Porto Alegre e de protocolo clínico que ainda não existe

Neste texto4 tópicos
  1. O que o ofício apresenta como justificativa
  2. Por que o pedido não é a decisão
  3. O estudo que está sendo acompanhado
  4. O que ainda não está definido

O Ministério da Saúde protocolou na quinta-feira, 24 de setembro, o pedido para que as canetas emagrecedoras entrem no Sistema Único de Saúde. O documento foi entregue à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que ainda precisa analisar o caso. Não há decisão nem data para a oferta.

O pedido pede a avaliação de medicamentos à base de semaglutida ou liraglutida, dois princípios ativos que já estão sem proteção de patente. Esse recorte é o que abre caminho para genéricos e versões nacionais, e é o que explica a queda de preço citada pelo próprio ministério.

O que o ofício apresenta como justificativa

Segundo a nota publicada pelo Ministério da Saúde, a prevalência de obesidade no Brasil passou de 11,8%, em 2006, para 25,7%, em 2024. O ministério argumenta que o quadro exige acompanhamento e tratamento por períodos longos, com efeito sobre mortalidade, qualidade de vida, produtividade e gasto do sistema.

O documento também registra redução de 70% nos preços desses produtos no país em menos de um ano, puxada pela concorrência. O ministério informa que 25 canetas emagrecedoras já têm registro no Brasil, 14 delas concedidas em 2026, entre versões nacionais e genéricos.

A justificativa técnica se apoia na primeira diretriz da Organização Mundial da Saúde sobre uso populacional de terapias baseadas em GLP-1 para obesidade a longo prazo, publicada no fim de 2025. A OMS alerta que, sem política deliberada, o acesso a esses medicamentos tende a ampliar as desigualdades em saúde.

Por que o pedido não é a decisão

A Conitec foi criada em 2011 e é o órgão que define protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do SUS. O rito prevê análise técnica, consulta pública e organização das contribuições em relatório antes da recomendação final do colegiado. Em agosto, a comissão já havia rejeitado a inclusão desse tipo de medicamento, com o argumento do alto impacto financeiro. O ministério sustenta que o cenário de preços mudou desde então.

Em outras palavras, o que existe hoje é um pedido protocolado. Enquanto a Conitec não concluir a análise, nenhuma unidade de saúde do país dispensa o medicamento por essa via.

O estudo que está sendo acompanhado

A referência citada pelo ministério é uma pesquisa em curso no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Desde junho, 250 pacientes do SUS selecionados na instituição vêm sendo monitorados no uso de semaglutida.

O acompanhamento observa três frentes: o controle da obesidade, a redução de problemas cardíacos e a prevenção da recorrência de câncer de mama. Os primeiros resultados foram avaliados como positivos pelo ministério.

A semaglutida é o princípio ativo da classe que puxou a demanda por esses medicamentos no país. Originalmente aprovada para diabetes tipo 2, a substância passou a ser prescrita para perda de peso e virou objeto de disputa regulatória, de falsificação e de venda irregular.

O que ainda não está definido

A distância entre o pedido e a farmácia do posto de saúde é grande, e o próprio ministério deixa isso claro. Seguem em aberto:

  • O resultado da análise da Conitec e o prazo dessa etapa.
  • O cronograma de início da distribuição, caso a incorporação seja aprovada.
  • O protocolo clínico com os critérios de indicação, dose e tempo de tratamento.
  • Quais pacientes entram: o ministério fala em concentrar o uso em quem tem mais a ganhar com o controle da obesidade.
  • Quais unidades de saúde vão dispensar o medicamento em cada estado.

Esse é o pano de fundo da tramitação. Enquanto o medicamento circula por prescrição particular, por manipulação e por canais irregulares, a entrada no SUS traria o uso para dentro de um protocolo, com indicação definida e acompanhamento clínico. É exatamente o que ainda falta ser escrito.

Para o paciente do Distrito Federal, a incorporação só se traduz em atendimento depois que a Conitec decidir, o protocolo clínico for publicado e a Secretaria de Saúde definir quais unidades vão dispensar o medicamento. Até lá, o tratamento continua sendo feito por prescrição e compra particular. Quem acompanha o caso pode conferir o andamento na página da Conitec, onde as consultas públicas são abertas.

50 visualizações