Bronquiolite: projeto quer estender a todo bebê o imunizante que o SUS restringe
PL 3209/26 amplia o nirsevimabe para o primeiro ano de vida. Hoje a portaria de março limita a prematuros e a crianças com comorbidade.
Neste texto4 tópicos
Um projeto em análise na Câmara dos Deputados quer garantir em lei o imunizante contra o vírus sincicial respiratório para toda criança no primeiro ano de vida. Hoje o SUS só oferece o produto a prematuros e a crianças com comorbidades.
O texto é o Projeto de Lei 3209/2026, da deputada Fernanda Pessoa (PSD-CE), apresentado em 18 de junho. A ementa registrada na Câmara cria uma política nacional de prevenção da infecção pelo VSR "mediante a incorporação e oferta do anticorpo monoclonal nirsevimabe no Sistema Único de Saúde", para crianças no primeiro ano de vida e, no segundo ano, para quem integra grupos de maior risco de doença grave.
O VSR é a principal causa de bronquiolite e de pneumonia em bebês. É a infecção que enche pronto-socorro pediátrico entre o fim do verão e o meio do ano, e a que mais interna criança pequena no país.

O que o SUS oferece hoje
A regra em vigor é a Portaria SCTIE/MS nº 14, de 7 de março de 2026, que aprovou o protocolo de uso do nirsevimabe no SUS para bebês prematuros ou com comorbidades, a partir de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, a Conitec. O artigo 1º do texto aprova o protocolo "no âmbito do Sistema Único de Saúde".
Na prática, o recorte é estreito. Prematuros recebem o produto ao longo de todo o ano, de preferência ainda na maternidade. Crianças com menos de 24 meses e com comorbidades, como fibrose cística, recebem apenas no período sazonal, de fevereiro a agosto, quando o vírus circula mais. Quem nasceu a termo e não tem comorbidade está fora do protocolo.
É esse desenho que o projeto quer alargar. Pela proposta, o primeiro ano de vida inteiro passaria a ter direito, e o segundo ano ficaria garantido para os grupos de risco, entre eles crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade, cardiopatia congênita, imunodeficiência e síndrome de Down.
Por que chamar de vacina não está certo
O nirsevimabe não é vacina. É um anticorpo monoclonal: em vez de estimular o organismo a produzir a própria defesa, ele entrega a defesa pronta, em dose única aplicada por injeção. O efeito aparece logo e dura a temporada de circulação do vírus, o que explica por que a aplicação em criança com comorbidade é concentrada nos meses de fevereiro a agosto.
A confusão aparece até nos registros oficiais. A ementa do projeto usa o termo correto, "anticorpo monoclonal", mas o campo de palavras-chave da própria tramitação na Câmara traz "Vacina Nirsevimabe". A diferença não é detalhe de bula: muda o calendário de aplicação e a expectativa de quem procura a unidade de saúde.
Para gestantes existe outro caminho, a vacina contra o VSR aplicada na gravidez, que transfere anticorpos ao bebê. São estratégias distintas e o projeto trata só da primeira.
Em que pé está o projeto
A proposta foi distribuída em 17 de agosto a quatro comissões: Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Chegou à primeira delas em 20 de agosto.
Em 25 de agosto, a deputada Silvia Cristina (PP-RO) foi designada relatora. No dia seguinte abriu-se o prazo de emendas, de cinco sessões a partir de 27 de agosto. Desde então a situação registrada é "aguardando parecer", segundo a base de dados abertos da Câmara.
A tramitação é conclusiva pelas comissões, o que está previsto no artigo 24, inciso II, do regimento interno. Significa que, se as quatro comissões aprovarem e ninguém apresentar recurso para levar o caso ao Plenário, o texto segue direto ao Senado. É um rito mais curto, mas com quatro filtros pela frente, e nenhum deles votou até agora.
O que muda para quem mora no DF
O protocolo do nirsevimabe é federal e vale igual em todo o país, inclusive na rede do Distrito Federal. Enquanto o projeto não avança, a família que procurar uma unidade de saúde com um bebê nascido a termo e sem comorbidade vai encontrar a regra restrita da portaria de março, não a ampliação que a proposta desenha.
O vírus continua em circulação relevante no país. O DistritoNews já mostrou que a síndrome respiratória aguda grave avançou em bebês de até 2 anos em 14 estados e que o VSR responde por parcela expressiva dos casos de SRAG em 2026, com risco ampliado também entre idosos.
O próximo passo a acompanhar é o parecer da relatora na comissão de Previdência e Assistência Social. Até lá, quem quiser conferir a íntegra do texto encontra o documento na página da proposição na Câmara.